Lazer
Cultura pop em ação

Cultura pop em ação

Passar horas jogando videogame, lendo histórias em quadrinhos ou assistindo filmes de ficção científica são apenas alguns dos traços  ligados ao comportamento nerd. Há quatro anos, Adriano Pita de Azevedo, 26, estudante de Administração da Universidade Federal de Alagoas e nerd assumido, descobriu que, apesar de ter sido uma criança solitária, o mundo abrigava muitas pessoas como ele: “Fiz vários amigos que nutriam o mesmo sentimento por essa cultura”, diz, explicando o motivo pelo qual resolveu levar sua paixão por HQs e games a outro patamar.

Aos 22 anos, Adriano criou um espaço onde os nerds, como ele se define, pudessem se encontrar e trocar experiências. O Super Conquest surgiu como uma possibilidade de socialização entre os fãs de quadrinhos, RPG (Role-playing game ou jogo de interpretação de personagens), anime e card games do Estado. Com o apoio do Sesc Alagoas, o evento cresceu e já caminha para a sétima edição, além de comportar novas atrações como dança, música, artes marciais e jogos eletrônicos – considerados, hoje, um dos maiores atrativos.

Os jogos eletrônicos são considerados, hoje, um dos maiores atrativos do Super Conquest (Fotos: Divulgação)

Quem vai ao Super Conquest espera encontrar várias opções de lazer e diversão como fliperamas, videogames Xbox, gincanas, sala de música k-pop, jogos em rede, cosplayers etc. Mas um dos diferenciais do evento são os estandes de produtos dificilmente comercializados em Alagoas. “Há muita coisa artesanal, o que dá certa exclusividade a quem compra”, garante o idealizador. Em geral, são produtos que estão ligados ao universo dos quadrinhos, mangás e animes.

“Não há, em Maceió, uma grande variedade de atividades para o jovem. Ficamos muito limitados ao trio cinema-shopping-praia”, observa Adriano. De acordo com ele, o objetivo do evento é formar um canal de confraternização e incentivo à troca de ideias entre várias vertentes de fãs, através do desenvolvimento de atividades artísticas e de entretenimento. “A edição passada foi uma das mais gratificantes que já fizemos”, diz, completando que, além de contar com o maior público até então – três mil participantes –, as atrações do evento funcionaram perfeitamente e o feedback do público não poderia ter sido melhor. “Isso só nos dá mais vontade de aperfeiçoarmos nosso trabalho”, afirma.

A sexta edição do Super Conquest contou com a participação de três mil pessoas

“Estamos preparando uma surpresa para os visitantes da próxima edição [que acontecerá nos dias 18 e 19 de agosto, no Colégio Cenecista de Maceió]: um grande mural colaborativo”, revela Adriano. Segundo ele, trata-se de um espaço onde os participantes poderão deixar sua marca “para sempre” no evento, por meio de uma tela que será usada como decoração nas próximas edições: “A ideia é fazer uma nova tela sempre que o Super Conquest for realizado”, diz. Haverá ainda oficinas de origami e de ilustração básica.

Edições anteriores

Sucesso nas atrações do evento, os cosplayers investem pesado nas roupas e capricham na apresentação de seus personagens favoritos

A intenção de trazer convidados famosos relacionados ao tema geek/nerd existe desde a primeira edição, mas só a partir da terceira, com o crescimento do evento, ela foi efetivada. “Buscamos trazer convidados com grande relevância para o cenário em que o evento está inserido. O dublador, por exemplo, tem grande valor, pois é a voz e a alma dos heróis que estiveram tão presentes em nossa infância”, diz Adriano, ao revelar o motivo pelo qual trouxe nomes já consagrados como Hermes Baroli e Wendell Bezerra.

Os cosplayers também são um marco no evento: para representarem seus personagens favoritos, eles investem pesado nas roupas e capricham nas apresentações. “Se esses dubladores são a voz e alma dos heróis, o cosplayer é o próprio herói”, declara ao referir-se a Dário Filho, cosplayer e cosmaker profissional (pessoa que elabora e reproduz roupas e acessórios baseados em mídias já existentes – como, por exemplo, personagens de animes e HQs) que participou da sexta edição do Super Conquest. “Além disso, ele ainda proporcionou aos nossos visitantes, como cosmaker, a oportunidade de se transformarem em seus heróis preferidos”.

Dentro da programação do evento, é possível encontrar ainda performance de bandas. “Tentamos trazer sempre bandas novas como forma de incentivo”, diz Adriano. Os grupos que predominam nas programações são covers de bandas de rock, de J-rock e animesongs.

A apresentação de covers de bandas de rock também fazem parte da programação do Super Conquest

Apesar de ser um evento com caráter essencialmente de entretenimento, de acordo com Álvaro dos Santos, 19, estudante de Administração da Ufal e um dos organizadores do Super Conquest, o evento, além de proporcionar prazer aos participantes, gera uma série de benéficos para os mesmos. “O RPG, por exemplo, estimula o convívio social, fortalece as noções de trabalho em equipe, aprimora a capacidade de comunicação do jogador, e, assim como os games, acelera o raciocínio e estimula a criatividade”, explica Álvaro, lembrando, logo após, que os animes também tem uma função muito importante no desenvolvimento intelectual dos leitores. “Muitos ensinam lições de vida, moral e filosofia, além de mostrarem exemplos de amizade e proteção aos mais fracos”.

Para quem chega e encontra tudo pronto, é difícil imaginar a trabalheira que dá organizar tudo nos mínimos detalhes para que o Super Conquest não decepcione: “A preparação do evento é sempre trabalhosa”, garante Adriano. De acordo com ele são, pelo menos, três meses entre o planejamento e a execução. “Por se tratar de uma convenção, são muitas atrações e algumas delas simultâneas, o que aumenta bastante a necessidade do planejamento e a dificuldade na execução”, diz.

O QUÊ:  Super Conquest, convenção de Cultura Pop do Estado de Alagoas
ONDE: Colégio Cenecista de Maceió (rua Barão de Atalaia, 283, Poço)
QUANDO: 18 e 19 de Agosto
VALOR: R$10,00 por dia
CONTATO: (82) 8802-3311 – Email: contatoconquest@gmail.com – Facebook: www.facebook.com/SuperConQuest – Twitter: http://twitter.com/superconquest

 

Compartilhe

Posts Relacionados

Responder

Seu e-mail não vai ser publicado. Required fields are marked *