Design
Rodrigo Ambrosio, o inventor

Rodrigo Ambrosio, o inventor

Ele mora em um prédio projetado pelo prestigiado urbanista carioca Acácio Borsoi. O jardim foi desenhado pelo paisagista Burle Marx, que dispensa apresentações. Os vitrais foram pensados pela arquiteta Marianne Perretti, ex-namorada de Oscar Niemeyer. As características do prédio, que já pode ser considerado uma construção histórica, podem até passar despercebidas pela maioria dos moradores, mas sempre chamaram a atenção de Rodrigo Ambrosio. Alguma dúvida de que ele optaria pela arquitetura?

Um dos mais inventivos designers de produtos de Maceió, Ambrosio tem se destacado por desenvolver o conceito de identidade cultural em seus projetos, tema da nova edição da revista Graciliano, que já está nas bancas e traz reportagem que destaca alguns dos muitos projetos de Ambrosio.

O bloco, junto a outros três, forma um ponto de renda, produto típico do artesanato alagoano. O revestimento será implementado no novo hotel Ponta Verde, na praia do Francês (foto: Lucas Almeida)  

Nesse ramo, Ambrosio está prestes a apresentar um revestimento de piso que simula um ponto de renda. A novidade foi acrescentada ao projeto arquitetônico do novo Hotel Ponta Verde– a pedido da responsável pela obra, a arquiteta Júlia Tavares–, que será inaugurado ainda este ano em Marechal Deodoro, na Praia do Francês. As peças serão colocadas nos rodapés dos quartos. Em todos os banheiros, uma parede será revestida com o mesmo desenho.

O projeto foi elaborado há alguns anos, quando Ambrosio ainda estava cursando Arquitetuta e Urbanismo na Universidade Federal de Alagoas. Inicialmente, o revestimento em formato de renda seria usado nas ruas de Marechal Deodoro, mas acabou não indo à frente.

Mesa de centro desenvolvida por Rodrigo Ambrosio a partir do ferro velho das usinas de cana-de-açúcar (foto: Michel Rios) 

“Imagina o piso de uma cidade ser um rendado. As jovens rendeiras, ao caminhar pela cidade, já iriam se familiarizar com os pontos do rendado”, conta Ambrosio.

Inventar produtos é a praia de Rodrigo. É tanto que em seu próximo cartão corporativo assinará não como design, mas como inventor. Aliando inventividade e desenvolvimento sustentável, Ambrosio projetou uma mesa para sala de estar feita a partir da sucata encontrada em usinas de cana-de-açúcar.

Se Alagoas tivesse um cenário industrial pujante, acredita Ambrosio, seus protótipos poderiam ser facilmente produzidos em série. Mas, como isso ainda não é possível, ele espalha suas invenções pelo apartamento onde mora .

O vaso para flores, produzido com sucata, é um dos produtos projetados por Ambrosio (foto: Michel Rios)

A inventividade desse alagoano vai além. E, se você é um maceioense que frequenta os bares e restaurantes da cidade, possivelmente já esbarrou com uma outra paixão de Ambrosio: desenhar marcas. É dele o desenho das marcas do restaurante Ottimo, da boate Loop, da academida Top e da lanchonete Cascão.

O uniforme dos garçons da barraca de praia Lopana foi desenhado por Ambrosio (foto: Michel Rios)

 

Compartilhe

Posts Relacionados

Responder

Seu e-mail não vai ser publicado. Required fields are marked *