Lazer
O Biu no mapa

O Biu no mapa

Inaugurado em 1986, o conjunto residencial Benedito Bentes, em Maceió, era considerado, na época da sua criação, um local pouco atrativo por ser distante de regiões como o Centro e a orla marítima. No entanto, o rápido crescimento do conjunto fez com que ele logo fosse elevado ao status de bairro, sendo até mesmo considerada a sua emancipação política para se tornar um novo município.

Mesmo não conseguindo sua independência política, parece que o Benedito Bentes, aos poucos, vai caminhando para sua independência cultural. No final de 2012, oito moradores do bairro, que conta com mais de 200 mil habitantes, resolveram se reunir para implantar diversas ações culturais. Assim nasceu o Coletivo Seu Biu, que tem origem no diminutivo de Benedito (como o bairro é chamado por muitas pessoas), mas que pretende tornar o bairro ainda maior. Formado pelos estudantes Diogmes Kermany, Emerson Victor, Iwldson Guilherme, Lucas Nascimento, Klebson Lima, Marcelo Amorim, Nathan Lima e Vanessa Rarilia, o Coletivo Seu Biu tem o intuito de promover os artistas do próprio local para a organização de shows e outros eventos, além de mudar um pouco o cenário do bairro conhecido por ser um dos mais violentos da cidade.

Para conseguir isso, a primeira ação do coletivo é um mapeamento cultural que busca por músicos, atores, grupos de dança, pintores, designers e outros artistas do bairro. Com o levantamento,  o coletivo acredita que pode integrar esses artistas em ações como oficinas e festivais. “Entendemos que o bairro do Benedito Bentes é auto-suficiente culturalmente. Queremos conhecer todos os artistas e que eles também conheçam o que estamos fazendo. Queremos que eles sejam nossos parceiros”, diz Emerson Victor, um dos integrantes do Coletivo Seu Biu.

Inicialmente, o Coletivo Seu Biu procura formas de cultura predominantes no próprio bairro para atrair a atenção dos parceiros. Dentre os projetos encaminhados, o coletivo já pretende organizar oficinas de skate para crianças na Praça Padre Cícero (uma das mais conhecidas do bairro), shows de hip hop e concursos de dança de rua.

Na área musical, o levantamento terá um papel fundamental na realização de um dos maiores eventos colaborativos de rock do mundo. O festival Grito Rock acontece simultaneamente em mais de 300 cidades de vários continentes e, pela primeira vez, terá uma edição exclusiva no bairro do Benedito Bentes no dia 2 de março, além do show que ocorre na Praça Marcílio Dias, no bairro do Jaraguá. Para participar do evento, as bandas devem ter um repertório autoral e podem se inscrever no site TNB.art.

Para colaborar com o mapeamento basta acessar este endereço: (https://docs.google.com/spreadsheet/viewform?formkey=dE9ZeDkwVlNQRVF5aTI2Nm1MajB0M0E6MQ) e preencher o formulário. 

Compartilhe

Posts Relacionados

5 Comentários

  1. Carlos Henrique

    15 janeiro 2013 at 10:12

    Moro no BIL dois dias depois que ele foi inaugurado, chegamos no BIL eu, já sabia que aqui era o melhor lugar pra se vive e mora pois não tem outro lugar no mundo que faça eu sair do BIL, na verdade moro em BeverlyBIL.
    Agotei dessa ação de vocês.
    Só falta uma coisa no BIL um banco de vergonha.

    Reply

  2. Yuri

    15 janeiro 2013 at 10:41

    Parabéns pela iniciativa! Vida Longa Seu Biu.

    Reply

  3. Janaina

    15 janeiro 2013 at 11:04

    Ótima iniciativa! Sou recente moradora do bairro e percebo que isso vai ajudar bastante no crecimento do bairro, vai dar uma nova cara!

    Reply

  4. mauricelia

    15 janeiro 2013 at 11:55

    Que bom!
    Finalmente alguem que vê o Benedito bentes com olhar diferente, tendo a coragem de mostrar o que há de melhor no bairro. Sem contar os beneficios que irá trazer para a população e oportunizar aos moradores a conher melhor o proprio bairro. E acredito na descoberta de muitos talentos.
    Valeu!!!

    Reply

  5. Alex do Pilar

    15 janeiro 2013 at 12:35

    Chama a banda do Thiago franja os caras mata a pau na neo-pscicodelia alagoana….

    Reply

Responder

Seu e-mail não vai ser publicado. Required fields are marked *