Cultura popular
A vez da folia

A vez da folia

Lembrado como uma das maiores prévias de carnaval do Nordeste, o Jaraguá Folia deve receber na noite de hoje mais de 50 mil pessoas. Já são 166 blocos inscritos para a festa. Entre os grandes e os pequenos, a união se dá pela vontade de reanimar o carnaval (ou pré, para ser mais preciso) de rua em Maceió.

image_large

Completando 30 anos de sua criação, o bloco Filhinhos da Mamãe é um dos mais antigos em atividade no pré-carnaval de Maceió. Com a tradicional saída do Museu Théo Brandão, à meia-noite, o bloco segue até a Igreja Nossa Senhora Mãe do Povo, próximo à praça Dois Leões. A concentração dos foliões começa às 20h, no pátio do museu.

Criado por iniciativa da Associação Teatral Alagoana (ATA) e da Cia. Teatral Comédia Alagoense, este ano o grupo desfila em homenagem a Setton Neto, o lendário rei Momo de Maceió e pai do cantor Eliezer Setton. O cortejo dos “filhinhos” será animado pela orquestra de frevo Temperado, de Penedo,  e pelos músicos da sociedade Filarmônica Santa Cecília, de Marechal Deodoro.

BlocoNoEscurinhoéMaisGostoso 04 (1)

Ô cineasta por que estás tão triste?/ Mas o que foi que te aconteceu?/ Em Alagoas tem pouco cinema/ E nos que tem não passa o meu”, diz uma das marchas do bloco “No Escurinho é Mais Gostoso”

Um dos mais jovens blocos da prévia carnavalesca desse ano é o No escurinho é mais gostoso. Em 2013, o bloco desfila pela segunda vez. Cada vez mais popular, no ano passado a agremiação reuniu cerca de 300 pessoas. “Para esse ano, acredito que o número ultrapasse 600 pessoas”, declara a cineasta Alice Jardim, uma das organizadoras do bloco.

O bloco se diferencia dos demais porque seus integrantes se fantasiam de personagens do cinema. “Quem não for fantasiado também será bem-vindo, mas é bom que todo mundo venha com uma fantasia”, explica Alice.

O bloco nasceu em discussões nas redes sociais. “Primeiramente era apenas o pessoal mais ligado ao audiovisual que participava. Hoje muita gente que simplesmente gosta de cinema integra o bloco”, conta Alice.

O bloco faz sua concentração a partir das 19h, no Largo dos Poetas, em Jaraguá, e sai em direção à rua Sá e Albuquerque a partir das 20h. As marchinhas desse bloco são pouco convencionais e resumem bem os problemas enfrentados pelo setor do audiovisual em Alagoas: “Ô cineasta por que estás tão triste?/ Mas o que foi que te aconteceu?/ Em Alagoas tem pouco cinema/ E nos que tem não passa o meu”.

planantcapa1-600x350

Além do desfile dos blocos, o Jaraguá Folia receberá ainda diversos shows, entre eles a quarta edição do Grito Rock. Organizado em Maceió pelo coletivo Popfuzz, o evento mundial que já é realizado em mais de 300 cidades levará para o público maceioense o show das bandas Tagore [PE], Kung Fu Johnny [RN], Capona [AL], Dof Láfá [AL]. As apresentações começam às 18h, na Praça Marcílio Dias.

Programação do Grito Rock:

18h Troco em Bala
19h Dof Láfá
20h Capona (Arapiraca)
21h Kung Fu Johnny (RN)
22h Tagore (PE)
23h Dubex
e King Tunes nos intervalos

SERVIÇO

O QUÊ: Jaraguá Folia
QUANDO: hoje, sexta-feira (01 de janeiro de 2013)
ONDE: Jaraguá
VALOR: gratuito

Compartilhe

Posts Relacionados

Responder

Seu e-mail não vai ser publicado. Required fields are marked *