Lazer
Sombra e bebidinhas frescas

Sombra e bebidinhas frescas

banner-guiaverao2edicao-01

O verão está aí. E nada combina tão bem com a estação mais quente do ano que curtir uma praia ao lado dos amigos. Concorda? E se o local escolhido for à Faixa de Gaza, área localizada entre o Lopana e o Kanoa e batizada assim pelos nativos, boas surpresas estão reservadas, em especial, para quem adora “bebericar”. É por lá que circulam os garçons do Itynerantys, bar móvel que oferece um cardápio de drinques pra lá de especial.

Desde janeiro de 2012 estacionado nos trechos mais ‘badalados’ da orla de Maceió, o Itynerantys não tardou para cair no gosto dos alagoanos. O que não poderia ser diferente, afinal, o empreendimento por si só chama atenção de quem passa pela região: sua estrutura está sobre quadro rodas, ou melhor, funciona em uma Kombi verde estampada com coqueiros. Mas, o segredo do sucesso, está mesmo no capricho com que os drinks exclusivos são preparados.

O personal trainer Dalton Passos Júnior, 32, teve a ideia de abrir o bar móvel influenciado pelo sucesso dos food trucks nas grandes cidades. “Ao estudar o mercado percebi que essa onda de restaurante móvel estava arrebentando em São Paulo, Nova York e em países da Europa. Mas eu sempre vi restaurante e nunca um bar móvel. Daí surgiu à ideia. Já o projeto da Kombi veio da moda retrô e, claro, ser a cara da praia”, conta.

Além da proposta inovadora, o que, sem dúvida, tratou de espalhar a boa fama do Itynerantys foi a sua cartela de bebidas. Treinado por Talita Simões, uma das bartenders mais conceituadas do Brasil, Dalton aprendeu a preparar 12 drinks, cujas receitas são exclusividade do bar. “Os bartenders hoje são verdadeiros gourmets das bebidas: estudam os alimentos, mixam e criam novas combinações”, pontua o empresário.

Captura de Tela 2014-03-12 às 17.29.02

Menu enxuto conta com 13 drinks exclusivos

Os drinques feitos à base de vodca, saquê ou rum contam com um toque de mestre: o açúcar líquido. “Esse truque dá uma distribuição homogênea ao sabor”, diz Dalton.  Os aromas de gengibre, maracujá-vermelho, coco e pimenta também fazem toda a diferença.

Entre as bebidas com mais saída está o Pajuçara, feito à base de vodca, morango, uva, limão tahiti e açúcar de pimenta. Há ainda o Me Leva, cujos ingredientes são vodca ou sakê, limão Siciliano, limão Tahiti, tangerina e xarope de pimenta; e também o drink que leva o nome do próprio bar, o Itynerantys, que é feito com rum ou vodca, abacaxi, limão, água de coco, raspas de coco e xarope de coco. 

IMG_4083

Os drinques feitos à base de vodca, saquê ou rum contam com um toque de mestre: o açúcar líquido.

Agora vamos aos preços: os drinques que são feitos com vodca Smirnoff, saquê ou rum custam R$ 10, e as receitas que levam Absolut custam R$ 13. Para o pessoal que está na areia, é cobrado um acréscimo de 10% sobre o valor – opcional, vale lembrar.

IMG_4077

Empresário Dalton Passos Júnior, ao lado da Kombi Itynerantys: dinques exclusivos na orla da Ponta Verde

Em sua segunda temporada na orla da Ponta Verde, o negócio já deslanchou a tal ponto que hoje Dalton conta com a Kombi, um trailer e uma estrutura para eventos. A equipe que começou apenas com o proprietário possui atualmente até oito colaboradores. O Itynerantys também pode ser contratado para festas, com a garantia de um menu exclusivo de drinques. “Em Maceió existem outros restaurantes móveis e a nossa ideia é unir forças e transformar uma rua só para alimentação”, projeta Dalton.

O ponto-fixo do bar móvel fica entre o Nakafá e o Nirá, atendendo aos pedidos das 11 às 18h. Nos dias de semana a Kombi explora outros lugares, como nas quartas-feiras em que se estabelece na praça do Rex, na Pajuçara.

Compartilhe

Posts Relacionados

Responder

Seu e-mail não vai ser publicado. Required fields are marked *