Literatura, Museu
À memória de Lêdo Ivo

À memória de Lêdo Ivo

(Por Elayne Pontual. Publicada em março de 2012)

Falecido em dezembro de 2012, aos 88 anos, o escritor e poeta alagoano Lêdo Ivo teve, nos últimos anos de vida, o privilégio de visitar sua própria história. Inaugurado em 2010, o Memorial Lêdo Ivo, espaço projetado no Museu Palácio Floriano Peixoto, no Centro de Maceió, com curadoria da historiadora Leda Almeida, é o reflexo da visão do poeta sobre a capital alagoana. 

A primeira sala brinca com a percepção do visitante: através de um jogo de espelhos é possível ler alguns poemas, que, na parede, estão escritos de forma inversa – só é possível lê-los, sem dificuldade, se direcionarmos o olhar para o espelho. Entre os espelhos, Lêdo conta, em vídeo, a sua história.

ledo ivo1

Instalação com jogo de espelhos dá as boas-vindas aos visitantes do Memorial

A segunda sala apresenta uma cronologia da vida do poeta, com as datas mais importantes na carreira como escritor e como jornalista. No acervo estão presentes a certidão de nascimento (que possui apenas o primeiro nome, porque colocar sobrenome era opcional na época em que seu pai o registrou), livros e medalhas.

Na sala do farol, como é mais conhecida, ao barulho do mar, o visitante pode apreciar, além da calma, um pouco da infância de Lêdo. De acordo com a monitora do museu, Magdally Costa, quando era pequeno, Lêdo Ivo brincava embaixo do farol e os primeiro versos que criou são alusivos ao mar, ao barulho das ondas, ao cheiro da maresia. 

ledo ivo 3

O farol é composto por sonetos do escritor e fotografias de Leda Almeida e Gilvan Rodrigues, todas relacionadas a algumas passagens dos sonetos

Além da área que expõe alguns prêmios conquistados por Lêdo, como o Jabuti de 2001, com a obra Rumor da Noite, em outra sala é possível contemplar o criativo “curral de livros”, uma referência à obra do autor intitulada Curral de Peixe. Na sala, o visitante  pode pescar livros e apreciá-los à vontade.

ledo ivo 4

SERVIÇO

O quê: Memorial Lêdo Ivo

Onde: Museu Palácio Floriano Peixoto (Mupa) (Praça Mal. Floriano Peixoto, 517 – Centro –  Maceió/AL)

Horário de funcionamento: De terça a sexta, das 8h às 17h. Sábados, domingo e feriados, das 13h às 17h.

Mais informações: (82) 3315-7874 / (82) 8833-5880 / Fax: 3315-7875

Entrada gratuita

Compartilhe

Posts Relacionados

Responder

Seu e-mail não vai ser publicado. Required fields are marked *