Bienal 2015
Na corrida pelo ouro

Na corrida pelo ouro

Texto por Luís Gustavo Melo

Estamos no quinto dia da Bienal, a agitação no espaço do centro de convenções é grande e o fluxo de visitantes, que chegam a todo momento em busca das novidades do mercado editorial, é intenso. E você, já veio conferir o que a sétima edição da feira tem para oferecer? Este ano, o evento conta com 133 estandes, com exposição de mais de 30 mil livros. É um mundo de surpresas! E aí, vale lembrar que o Natal está chegando, o décimo terceiro saindo… Então, por que não se presentear com um bom livro?

Com a ideia de realizar uma espécie de “caça ao tesouro”, o blog da GRACILIANO deu uma garimpada e apresenta alguns exemplares preciosos que você pode encontrar nos estandes de editoras, livrarias e selos universitários instalados na bienal.

Vamos começar destacando obras focadas na memória de autores alagoanos, de figuras marcantes da história no estado e sobre episódios traumáticos, mas que sempre geram interesse, como a ditadura militar. No primeiro caso, no estande da Imprensa Oficial Graciliano Ramos, você encontra Memória e ficção: A Narrativa de Aloisio Costa Melo, coletânea de ensaios críticos produzidos por estudiosos de diversas áreas de pesquisa sobre a obra do escritor Aloísio Costa (1919-1998), organizada por Maria Heloísa Melo de Moraes, professora e doutora em Literatura e filha do autor.

03 - 07 -

Outro item bacana é um box que reúne dois livros sobre o empresário Delmiro Gouveia: Delmiro Gouveia – O Pioneiro de Paulo Afonso, do historiador Tadeu Rocha, editado originalmente em 1963, e O Ninho da Águia – Saga Delmiro Gouveia (1988), do romancista Adalberon Cavalcanti Lins. Para quem curte livros-reportagem, o estande expõe em sua gondola um interessante título editado pela Cepe: Subversivos – 50 anos Após o Golpe, obra que traça o perfil de nove militantes que combateram a ditadura em Pernambuco. Através de longas entrevistas realizadas pela jornalista e escritora Joana Rozowykwiat, o livro reconstitui o clima dos anos de chumbo e mostrar o que mudou na vida destes personagens.

Numa visita ao estande da Queen Books, os fãs da Sétima Arte encontram um belo artigo no livro Tudo Sobre Cinema, de Philip Kemp, que nada mais é do que uma senhora enciclopédia, cuja edição caprichada apresenta de forma didática e clara um amplo panorama da história do cinema desde o início do século 20.

No estande da Livro Muito Barato, os cinéfilos encontram outro ótimo título: A Primavera do Dragão – A Juventude de Glauber Rocha, do jornalista, escritor e produtor musical Nelson Motta, que aqui reconstitui os primeiros passos da trajetória do cineasta baiano, ícone de uma geração excepcional, que aos 25 anos foi consagrado em Cannes com o seu Deus e o Diabo na Terra do Sol. Outro achado neste estande é o livro Escritores em Ação, maravilhosa antologia de entrevistas da revista The Paris Review, com autores como William Faulkner, T.S. Eliot, Ezra Pound, Aldous Huxley, Henry Miller, entre muitos outros. Ambos, por módicos dez reais.

10 -  04 -

Ainda no segmento de antologia de entrevistas históricas, no estande da Bê a Bá, você encontra As Melhores Entrevistas da Revista Rolling Stone, coletânea organizada pelo fundador e editor da publicação, Jann Wenner, que reúne 40 das mais memoráveis conversas de seus repórteres com figuras como Truman Capote, Jack Nicholson, Hunter S. Thompson e Patti Smith, entre outros.

Para quem curte terror e suspense, o estande tem vários títulos da editora Darkside, especialista em literatura de terror e cinema fantástico, que disponibiliza no mercado brasileiro edições caprichadíssimas sobre filmes como A Noite dos Mortos Vivos, O Massacre da Serra Elétrica, Tubarão e Evil Dead – todos disponíveis nas gondolas do estande da Bê a Bá, na Bienal.

Esta seleção, claro, é apenas um pequeno exemplo do que você pode encontrar entre o mundo de opções que a Bienal trouxe este ano. O bom mesmo é ir à feira literária e, a partir desse roteiro básico, fazer suas próprias descobertas.

Compartilhe

Posts Relacionados

Responder

Seu e-mail não vai ser publicado. Required fields are marked *